Blog Imóveis Crédito Real

Vizinhos barulhentos: saiba como solucionar esse problema

Saiba quais são os seus direitos e deveres quando se trata dos vizinhos barulhentos.

O barulho proveniente da casa dos vizinhos pode ser uma dor de cabeça – seja pelas festas que vão até a madrugada ou pelas obras inacabáveis fora do horário permitido, por exemplo. Dessa forma, para não perder a razão e garantir sua tranquilidade dentro de casa, saiba o que caracteriza essa infração e como lidar com esse problema:

O que caracteriza um barulho excessivo?

Primeiramente, é necessário entender quais sons são prejudiciais e influenciam na nossa qualidade de vida. Segundo a OMS, até 50 decibéis temos um índice saudável de ruído, que engloba conversas em baixo tom ou uma rua com pouco tráfego. 

De 55 até 65 decibéis, o barulho passa a prejudicar a concentração, a produtividade e o descanso – aqui é possível citar como um exemplo uma sala com televisão em volume médio. 

No entanto, acima de 70 decibéis, com exposição contínua, o organismo fica sujeito a estresse elevado, além de abalar a saúde mental. Dessa forma, o vizinho que escuta música extremamente alta o dia inteiro, por exemplo, está prejudicando a própria saúde e a sua também.

O que diz a lei sobre os vizinhos barulhentos

O Código Civil deixa claro o direito de não ser incomodado pelo imóvel vizinho, mas ressalva que esse incômodo deve ser além do aceitável. A regra da boa convivência deve seguir normas legais estabelecidas no CC e leis específicas. 

Assim sendo, confira o regimento interno do seu condomínio e veja qual é o horário de silêncio acordado (normalmente é das 22h às 8h).

Entretanto, é preciso bom senso na hora de reclamar. O vizinho que está fazendo barulho hoje nunca incomodou anteriormente? Neste caso, talvez uma boa conversa seja o suficiente para solucionar o problema. 

Contudo, caso avisado e ele continue com a perturbação, deve-se procurar o síndico ou a administradora de condomínio para fazer uma notificação por escrito. Se o problema permanecer, a multa regimental deve ser aplicada. 

Quer contar com uma administradora de condomínios que está sempre disposta a ajudar você a solucionar qualquer problema? Então acesse o nosso site e contrate o nosso serviço agora mesmo.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!