Quarto menor município de São Paulo, Taboão da Serra oferece qualidade de vida e conforto, pela proximidade de um grande centro urbano. Apesar de seu tamanho, a cidade agitada surpreende pela sua densidade demográfica.
Conheça um pouco da história, curiosidades e lazer da simpática cidade da região metropolitana de São Paulo.
O que você precisa saber
- Taboão da Serra é um dos menores municípios do estado, mas se destaca pela alta densidade populacional e proximidade com a capital.
- A cidade se desenvolveu como polo industrial, mas hoje é um forte centro comercial e de serviços.
- Oferece qualidade de vida ao equilibrar agitação urbana, áreas verdes, boa infraestrutura e fácil acesso a lazer e oportunidades.
A história de Taboão da Serra
A história do município começou a ser registrada no início do processo de colonização de São Paulo. Comunidades indígenas habitavam a região antes da chegada dos bandeirantes paulistas, em meados do século XVI e XVII.
No início do século XX, europeus já haviam se estabelecido na região, formando vilas e plantações agrícolas. Entretanto, nessa época, Taboão da Serra ainda era considerada um subdistrito de Itapecerica da Serra, devido ao seu tamanho de apenas 20km².
Porém, com o crescimento no número de moradores da região, surgiu também o desejo da emancipação e, em 19 de fevereiro de 1959, Taboão da Serra se tornou um município independente no estado de São Paulo.
Com o seu desenvolvimento, até meados da década de 1990 a cidade era reconhecida por sua economia industrial. Todavia, nos anos 2000 aconteceram mudanças nas estruturas econômicas do município, que passou a receber investimentos de grandes varejistas, transformando-se um polo comercial.
Como é Taboão da Serra hoje?
Taboão da Serra tem a maior densidade populacional do estado, com mais de 270 mil habitantes em seus pouco mais de 20km².
Marcada pelo desenvolvimento no setor terciário, segurança, clima ameno e proximidade com a capital do estado, a cidade oferece qualidade de vida aos taboanenses.
A dinâmica da cidade impressiona pelo contraste entre a agitação cotidiana e a tranquilidade de parques naturais. De fato, o município abriga os dois extremos em perfeito equilíbrio.
Além disso, o comércio do município se destaca em atender às necessidades e oferecer conforto aos moradores. E o que não se encontra na cidade é possível alcançar na capital do estado, que fica a 18km de distância e abriga uma infinidade de opções de lazer.

O que fazer em Taboão da Serra e proximidades?
Parque Francisco Rizzo: com uma ampla área ao ar livre, o parque contém academia de ginástica, pistas de Cooper, quiosques de alimentação e parquinho infantil.
Parque das Hortênsias: localizado ao lado da prefeitura, o espaço arborizado conta com playground, lanchonete e amplo estacionamento.
Itapecerica Shopping: com uma área de 25 mil metros quadrados, cinema, complexo de lazer, academia e praça de alimentação com vista panorâmica, o shopping fica na cidade vizinha, a 16km de distância.
Parque Ibirapuera: um dos parques mais importantes da América Latina e patrimônio histórico de São Paulo, abriga diversas atrações culturais e educativas. O parque fica a 17km do centro de Taboão da Serra.

Curiosidades sobre a cidade
- O nome da cidade vem de uma planta comum na região, a taboa. Em tupi, os indígenas chamavam a planta de peri-peri.
- O gentílico oficial da cidade é “taboanense”. Mas também é usada a variação “taboense”.
- A cidade é uma das menores do estado de São Paulo, com a maior densidade populacional: 13.416,81 habitantes por quilômetro quadrado, segundo o IBGE.
- Em 1963, Taboão da Serra elegeu a primeira prefeita mulher do Brasil depois da redemocratização de 1946.
Em resumo, Taboão da Serra é uma cidade agradável e segura para quem busca conforto na Grande São Paulo. Abriga tudo o que interessa para se viver com qualidade de vida.
Quer morar em Taboão da Serra? Acesse nosso site ou visite a agência da Imóveis Crédito Real na cidade e venha escolher seu imóvel com a gente.










Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!