Blog Imóveis Crédito Real
condo em foco gestão de EPI e segurança do trabalho

Segurança do trabalho e gestão de EPIs em pauta no Condomínio em Foco

Para quem não conseguiu participar do último Condomínio em Foco destacamos aqui os pontos mais importantes sobre a Segurança do Trabalho e Gestão de EPIs em condomínios.

Seja qual for a natureza do empreendimento, a maioria necessita de prestadores de serviços, como profissionais para limpeza e segurança. É aí que entra o papel do síndico da gestão dos equipamentos de segurança individual e regimento da segurança do trabalho no seu condomínio.

O maior desafio é a informação

Segundo a engenheira de segurança do trabalho Elisabeth Oliveira, a informação é essencial para que os síndicos identifiquem os riscos das atividades e, assim, possam fazer o gerenciamento da entrega dos EPIs aos funcionários.

“O maior problema que a gente percebe hoje é a falta de uso dos equipamentos de segurança, e isso desencadeia uma série de riscos e doenças ocupacionais que poderiam ser evitados se fosse dada mais atenção pelo síndico nessas questões”, explica. Ela acredita que seu papel como engenheira de segurança é levar esse conhecimento até os síndicos e gestores.

Uma boa gestão evita multas e danos aos funcionários

As penalidades para quem não segue as normas de segurança regulamentadas pela NRR 4 preveem multas em dinheiro. “Um condomínio que deixa de fazer um programa de prevenção de riscos pode levar quase 70 mil reais de multa.

Além disso, exames médicos também são obrigatórios”, explica a engenheira, que reafirma a importância de um síndico que esteja engajado com a segurança do trabalho para fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção.

Medidas de segurança diferentes para cada tipo de empreendimento

As medidas de segurança mudam conforme o tipo de segmento do imóvel. Seja comercial, residencial ou industrial, cada empreendimento é identificado com um grau de risco que determina as medidas de segurança que devem ser seguidas. “Quase todos os condomínios são grau de risco 2 e eles têm todas as normas regulamentadoras que devem ser seguidas”, reitera Elisabeth.


Um bom trabalho de gestão aliado à informação pode garantir segurança e cumprimento de normas. Fique por dentro de mais assuntos relacionados à administração de condomínios no Condo em Foco, que acontece sempre na última terça-feira do mês, com entrada gratuita. Clique aqui para saber mais.


Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!