Blog Imóveis Crédito Real
reforma de casa

Reforma de casa: o que fazer sozinho e quando contratar profissionais

No maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul, enchentes afetaram milhares de imóveis, deixando famílias completamente sem lar ou com apenas uma parte dele. Nós, como uma empresa gaúcha, nascida na capital do RS há mais de 90 anos, presenciamos e enfrentamos de perto todo o desafio de reestruturar a vida e encarar a reconstrução ou a reforma de casa.

Reconstruir o lar ou recomeçar em outro endereço requer paciência, esforço e conhecimento. Nessa hora, considerando a escassez de mão de obra qualificada e o encarecimento dessa prestação de serviços, encarar a reforma de casa por conta própria é um pensamento que pode aparecer. Porém, nem tudo é possível (e seguro) de ser feito sem auxílio de um profissional.

Então, se você foi atingido no RS ou mora em outro endereço e está prestes a iniciar uma obra, continue lendo e confira quando vale a pena colocar a mão na massa e quando o melhor é chamar um especialista.

Vantagens e desvantagens de reformar a casa sozinho:

VANTAGENS

1- Economia: apostar no famoso DIY (Faça Você Mesmo, do inglês Do It Yourself) reduz significativamente os custos, já que elimina as despesas com mão de obra.

2- Domínio: quem faz tem controle total da execução do trabalho, do começo ao fim, incluindo intervalos, qualidade dos materiais e tempo de realização.

3- Experiência: encarar o trabalho sozinho é garantir novos conhecimentos, além de servir de encorajamento para a realização de novos projetos em casa, no futuro.

DESVANTAGENS

1- Demora: reformar a casa e consertar itens podem ser tarefas cansativas e demoradas, principalmente para pessoas que trabalham fora, têm filhos e outras atividades.

2- Desconhecimento: a falta de habilidade e experiência pode gerar erros difíceis ou caros de serem desfeitos.

3- Materiais: a execução do trabalho pode ficar mais complicada e demorada sem os equipamentos e ferramentas necessárias.

O que fazer sozinho?

– Pequenos reparos: furar paredes e trocar torneiras, interruptores e resistências, por exemplo, são consertos simples de serem realizados sem auxílio durante uma reforma em casa. Veja aqui como fazer. 

– Decoração: trocar cortinas, móveis ou quadros é uma forma prática de repaginar o imóvel sem precisar do serviço de um profissional.

– Jardinagem: criar uma hortinha e plantar flores são tarefas que dão mais vida e cor ao imóvel e também não exigem o atendimento de um especialista.

– Pintura: pintar as paredes do imóvel é uma das etapas mais descomplicadas de uma reforma. Com paciência (e uma rápida pesquisa online de como fazer), atualizar a cor de um cômodo é fácil!

reforma de casa pintar parede

Para o que contratar um profissional

– Elétrica e hidráulica: quando o assunto é energia ou água, o conhecimento técnico avançado de um eletricista ou encanador é fundamental. Essas instalações podem ser perigosas, colocando a vida dos moradores em risco ou prejudicando o bom funcionamento do imóvel.

– Estrutura: qualquer modificação na estrutura do imóvel, como a construção ou remoção de paredes e o reforço das fundações, deve ser conduzida por um engenheiro ou arquiteto qualificado. Isso garante mais segurança durante e depois do processo. 

– Acabamentos refinados: acabamentos que demandam técnica e precisão, como instalação de gessos, pisos e azulejos, requerem o serviço de um profissional. Somente assim é possível conquistar um resultado mais satisfatório, harmônico e duradouro.

– Projetos complexos: é muito mais certeiro e seguro contar com um profissional experiente para coordenar reconstruções e reformas de casas que envolvem diferentes áreas, como elétrica, hidráulica e marcenaria, por exemplo.

reforma de casa quebrar parede

Como decidir se vale a pena?

– Faça uma autoavaliação: seja honesto quanto às suas habilidades e evite se aventurar em tarefas que possam resultar em custos mais altos para corrigir do que se tivesse contratado um profissional desde o início.

– Considere o tempo necessário: analise a disponibilidade de tempo que você tem para fazer a reforma de casa. É comum que consertos feitos por conta própria consumam mais tempo em comparação à contratação de um profissional.

– Calcule as despesas: coloque todos os custos na ponta do lápis e verifique se vale mais a pena fazer sozinho ou contratar alguém. Leve em consideração os materiais necessários e os acabamentos desejados.

– Inspire-se: se escolher colocar a mão na massa, saiba que não é só começar! Antes de tudo, veja tutoriais, leia blogs e busque conselhos de pessoas que já fizeram ou estão fazendo uma reforma em casa. No nosso Pinterest, confira várias inspirações de decoração!

– Respeite os limites: dependendo da situação, a melhor escolha é combinar esforços! Por isso, realize as partes mais simples e contrate profissionais para os consertos mais complexos.


Em resumo, ao considerar iniciar uma reforma em casa, avalie suas habilidades, o resultado que deseja, o valor disponível para investir e, principalmente, a sua segurança. 

Enquanto obras menores e consertos mais práticos podem ser realizados por conta própria, é muito importante reconhecer quando é hora de chamar um profissional capacitado para garantir um acabamento mais satisfatório.

Na Imóveis Crédito Real, clientes contam com um setor de manutenções para imóveis alugados. Então, se precisar de ajuda, clique aqui e solicite atendimento.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!