Blog Imóveis Crédito Real
Outubro rosa

Outubro Rosa: conscientização, prevenção e, principalmente, apoio.

Mais do que um mês de conscientização, o Outubro Rosa marca um período de prevenção e apoio às pacientes com câncer de mama.

Outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama – doença que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, irá afetar 66.280 mulheres brasileiras anualmente. Dessa forma, é muito importante que mulheres saibam como identificar anomalias e, posteriormente, tratá-las.

O Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama recebeu seu símbolo – o laço cor-de-rosa – em 1997, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). 

O Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade da doença. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões.

Fique atenta aos sintomas

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo, que pode ser sólido ou macio, indolor ou sensível ao toque, irregular ou redondo. Por isso, é necessário que a mulher conheça suas mamas, pois só assim poderá identificar anomalias. Ao sentir qualquer alteração, ela deve procurar um médico imediatamente, pois um tumor pode dobrar de tamanho em 30 dias. Dessa forma, a velocidade no tratamento é fundamental, pois 95{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} dos casos têm cura.

Além disso, outros sintomas que devem ser observados são:

Inchaço de toda ou parte de uma mama;

Vermelhidão na pele;

Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;

Secreções;

Linfonodos aumentados.

Assim sendo, o autoexame deve ser feito regularmente e a partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia e outros exames preventivos de imagem.

Outubro Rosa também é sobre apoio

Apesar de serem alguns dos pontos principais do Outubro Rosa, a conscientização, prevenção e disseminação de informações sobre o câncer de mama não são os únicos objetivos do período. 

Desse modo, o movimento também busca oferecer apoio à paciente acometida pela doença, que, além de passar por um momento tenso e muitas vezes traumático, também tem sua autoestima abalada.

Por isso, converse com as mulheres na sua vida e questione-as se estão com seus exames em dia. É importante que todas saibam que, independente de qualquer diagnóstico, jamais estarão sozinhas.

Conscientização, prevenção e informação? Deixa com a CR.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!