Blog Imóveis Crédito Real
saiba como alcançar seus objetivos em um assembleia de condomínios

Assembleias de condomínio: obtenha sucesso nas deliberações

No último Condomínio em Foco, promovido pela Crédito Real em parceria com o ClickSíndico, o especialista em direito condominial Walter Junior palestrou sobre as particularidades e pontos principais a respeito de assembleias de condomínio. 

Se você tem dúvidas, acompanhe com a gente algumas dicas que podem ajudar:

Quais são os assuntos mais vigentes para se tratar em assembleia?

É imprescindível que as pautas para uma assembleia sejam bem definidas, para que se cumpra o papel de deliberação.  Os assuntos mais correntes são relacionados à prestação de contas e aprovação do orçamento para o ano seguinte (aumento de taxa de condomínio).

Assembleias também são convocadas para eleição do síndico e conselho. Em um terceiro momento, se faz necessário para obras de manutenção, em especial repintura externa da edificação. As normas necessárias para disciplinar o uso das áreas comuns no condomínio também podem ser decididas em assembleia.

Como realizar assembleias de sucesso?

A dica essencial é ter uma boa assessoria técnica, principalmente da área jurídica, para garantir a lisura do que for decidido. Uma assembleia de sucesso é aquela que atende a todos os pré-requisitos legais e normativos, conseguindo transmitir com clareza e veracidade a vontade dos condôminos.

Qual o maior desafio de uma assembleia?

A maior dificuldade hoje para que as assembleias sejam efetivas e obtenham sucesso está em desenvolver mecanismos a fim de que condôminos participem de todo o processo de decisões e pendências no condomínio, contribuindo para além do seu voto. Somente dessa forma as deliberações irão suprir as necessidades gerais.


Compartilhe as dicas e fique atento às datas do Condomínio em Foco, com edição mensal, para estar sempre por dentro das discussões, normas e novas questões sobre viver em condomínio.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!