Síndico de condomínio Condomínio

O papel do síndico do condomínio e suas habilidades

Entenda quem pode ser síndico do condomínio e quais são os atributos necessários para exercer a função.

O síndico é o representante e responsável legal pelo condomínio, ou seja, aquele que precisa exercer diversas funções, tais como o gerenciamento de contas e gastos e a mediação de conflitos. Saiba quem está apto a se candidatar a este papel e quais são as habilidades necessárias para ser um bom administrador condominial.

Afinal, quem pode ser síndico do condomínio?

Condôminos podem ser candidatos ao serviço. Além disso, é possível contratar um síndico profissional para exercer o cargo – dessa forma, você tem a certeza de que está contratando um profissional treinado e capacitado para a função.

Habilidades e características

Honestidade em primeiro lugar

O síndico deve ser uma pessoa totalmente honesta, já que ele é o responsável por gerir as finanças do condomínio, entre outras funções que demandam transparência. Ele precisa fazer a prestação de contas corretamente e ter entendimento correto no uso de recursos, como o fundo de reserva e de obras.

– Paciência sempre

Lidar com outras pessoas sempre requer paciência e resiliência – ocorrerão conflitos dentro do condomínio, e cabe ao síndico resolvê-los da melhor forma possível para construir relações pacíficas e saudáveis.

– Organização e planejamento

Muitas vezes o síndico precisa lidar com inúmeras demandas simultâneas e, por isso, deve ser uma pessoa organizada – são assinaturas, comprovantes, atas de assembleias, impostos a pagar e tantas outras atividades que requerem planejamento e cuidado com os detalhes.

Nessa hora, a tecnologia pode ser uma grande aliada do gestor condominial. A Crédito Real possui um App com diversas funcionalidades para ajudar o Síndico em sua gestão. Conheça o App Conecte-se.

– Excelente comunicação

É de extrema importância que o síndico mantenha uma excelente comunicação entre os funcionários e os condôminos, a fim de demonstrar que está atento ao que acontece no condomínio e que se preocupa com todos.

Ainda mais, cabe ao gestor condominial manter uma postura aberta ao diálogo e saber lidar com sugestões e críticas.

– Liderança para gerir

Ser líder em um condomínio significa conhecer a fundo os seus colaboradores e condôminos, além de saber como lidar com as mais variadas situações que possam surgir, como as discussões em assembleias e a tomada de decisões e ações que evitem problemas futuros.

Você é síndico e não sabe como fazer a gestão? Sabia que a CR pode auxiliar nesse processo? Solicite um orçamento e tenha uma administração segura e com a assessoria de quem entende.

Tags

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo