Blog Imóveis Crédito Real

Guia prático para organizar os brinquedos das crianças em casa

Quem tem criança em casa sabe que organizar os brinquedos pode ser um desafio. Afinal, bastam alguns minutos de brincadeira e o espaço fica cheio de carrinhos, bonecos, bichinhos de pelúcia, entre outras coisas.

A boa notícia é que existem soluções simples e práticas para arrumar tudo sem estresse, garantindo uma casa organizada e pronta pra próxima.

Veja algumas dicas para depois que acabar a brincadeira.

Caixas organizadoras, a praticidade que salva

As caixas são grandes aliadas na hora de organizar brinquedos. E elas podem ser transparentes, o que facilita a visualização, ou coloridas, que deixam o quarto mais divertido.

Para elas, a dica é separar tudo por categorias: uma caixa para blocos de montar, outra para bonecos, outra para jogos, etc.

Assim a criança já sabe onde procurar e para onde devolver depois.

Prateleiras baixas e acessibilidade para os pequenos

Se você quer estimular a autonomia dos seus filhos, é fundamental que as prateleiras fiquem posicionadas ao alcance deles, facilitando o acesso.

Além disso, algumas prateleiras também podem ser usadas para deixar os itens favoritos ou aqueles que não cabem em caixas.

Além de ser uma forma de decorar o ambiente, fica muito mais fácil pegar aquele brinquedo favorito.

Etiquetas adequadas para a idade

Identificar as caixas ou os espaços com etiquetas é uma forma simples e eficiente de organizar os brinquedos.

Mas, atenção, isso deve ser adaptado à idade da criança. Afinal, de nada adianta escrever a categoria dos brinquedos se o seu filho ainda não foi alfabetizado.

Nesse caso, você pode criar etiquetas ilustradas para cada tipo de brinquedo. E o melhor é que as crianças mesmo podem desenhar, tornando isso um processo lúdico e educativo.

Delimite os espaços

Criar áreas bem definidas facilita a organização, principalmente em espaços maiores como a sala.

Nesse sentido, usar um tapete de atividades já evita que os brinquedos fiquem espalhados pela casa toda. Assim é muito mais fácil juntar tudo depois.

Envolva as crianças na organização

Além de tudo isso, ensinar os pequenos a participar do processo é fundamental. Assim, converse com eles e estabeleça uma rotina para guardar os brinquedos no final da brincadeira.

Dá até para transformar essa tarefa em um jogo. Por exemplo, quem guardar mais peças em menos tempo ganha. Eles vão adorar mais uns minutos de “brincadeira”.

3 ideias para apartamentos menores

Por fim, se você mora em um espaço mais compacto, cada cantinho precisa ser aproveitado. Por isso, listamos algumas sugestões:

– Camas com baú: perfeitas para armazenar brinquedos maiores.

– Bancos com espaço interno: bom espaço para armazenar brinquedos pequenos.

– Nichos na parede: aproveitam o espaço vertical sem ocupar área útil no chão.


Quer mais dicas de como manter a casa organizada, com ambientes práticos e acolhedores para toda a família. Acompanhe o nosso blog e as redes sociais da Imóveis Crédito Real.

Leia também:

> Diversão em casa: 7 atividades diferentes para o Dia das Crianças

> Casa para família com crianças: descubra como escolher a ideal

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.