Conhecida como a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi reúne diversas culturas em uma cidade repleta de construções históricas e gastronomia de dar água na boca.
Garibaldi é conhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Espumante, contudo não é somente isto que representa a cidade, que carrega uma grande diversidade econômica e cultural. Isto se dá devido à sua colonização por diversos povos, tais como os italianos, alemães, franceses e libaneses. Assim, para entender mais sobre esta cidade, continue lendo:
Um breve histórico de Garibaldi
Em 1870 surgiu a Colônia Conde D’Eu, em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel. As famílias prussianas chegaram neste local e logo encontraram alguns portugueses e índios.
Então, sete anos mais tarde, houve um aumento do fluxo de imigrantes, sendo os italianos em maior número. Em 1884 a Colônia foi elevada à categoria de freguesia de São Pedro devido ao desenvolvimento crescente do povoado.
Enfim, em 31 de outubro de 1900, após a emancipação, a cidade passa a ser chamada de Garibaldi. O nome surge em homenagem ao herói farroupilha Giuseppe Garibaldi.
Já no início de 1900, houve um novo fluxo de imigração, com a chegada de famílias sírio-libanesas, que desenvolveram o aspecto comercial do centro da cidade. Dessa forma, o município começou a crescer cada vez mais e se firmou como uma das principais cidades da serra gaúcha.
Principais pontos turísticos
Localizada no Vale dos Vinhedos, Garibaldi possui um grande número de vinícolas, onde os visitantes podem provar as diferentes uvas da região. No entanto, a cidade não é conhecida por seus vinhos, e sim por suas espumantes, ao contrário do que muitos pensam. Entre os eventos que a cidade oferece destaca-se a Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro – que celebra o produto símbolo do município.
A vinícola Peterlongo é uma das mais emblemáticas de Garibaldi, pois foi a criadora do primeiro espumante do Brasil. Essa é a única vinícola fora da França autorizada a usar o termo ”champagne”.
Além disso, a cidade tem como atração o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Garibaldi e o Trem Maria Fumaça. Estes tipos de passeios são perfeitos para quem gosta de cultura italiana e belas paisagens.
Também é possível visitar o município a bordo do Tim Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas. Ademais, para quem deseja conhecer o interior de Garibaldi, existem as rotas turísticas Passadas e o Passeio da Barragem.
Curiosidades sobre a cidade
– Quem nasce em Garibaldi é garibaldense;
– O time Grêmio Atlético Guarany (atualmente inativo), primeiro clube da carreira de Tite como técnico, nasceu em Garibaldi;
– A cidade tem menos de 30 mil habitantes. Além disso, preserva suas ruas e arquitetura com inspiração europeia;
– Garibaldi é o maior produtor de frango do Rio Grande do Sul e o segundo maior do Brasil.
Em resumo, mais do que uma bela cidade histórica, Garibaldi é um centro econômico e cultural muito importante para o estado. A cidade preserva, em suas construções, as tradições de seus imigrantes.
Se você procura um imóvel em Garibaldi, é só acessar nosso site ou visitar a agência da Imóveis Crédito Real na cidade.
CRÉDITO REAL GARIBALDI | VENDAS
Av. Independência, 1011 /Sala 01 – Garibaldi / RS
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!