Blog Imóveis Crédito Real

Inspeções contra vazamentos: saiba o que fazer

É importante que você, síndico, esteja atento para deixar em dia as inspeções contra vazamentos hidráulicos. Evite transtornos.

Você sabia que manter a saúde hidráulica do seu condomínio é importante? Boa parte da água potável é desperdiçada devido ao uso incorreto e aos vazamentos que ocorrem no prédio. É importante que você, síndico, esteja atento para deixar em dia as inspeções contra vazamentos hidráulicos.

Pois esses problemas fazem a conta de água subir e é um grande transtorno, ainda mais se no seu condomínio a conta de água não é individualizada, ou seja, a conta soma todo o consumo coletivo dos moradores.

As inspeções frequentes ajudam a contribuir na economia quase 20{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} ou 30{d10e7b09f30f5f844982e48266c0fa128cc242274ac4ab3513f35619712400a0} na conta. O ideal é que esse serviço seja feito por uma empresa especializada neste tipo de caso. Se feita por funcionários, costuma não identificar boa parte dos vazamentos, o que pode gerar mais prejuízos no local.

Fique atento e verifique estes itens na sua unidade:

– Os registros devem estar em perfeito funcionamento, pois comandam partes da tubulação.

– Geralmente falhas no rejunte sem manutenção são as principais responsáveis pela infiltração no apartamento do vizinho de baixo.

– A válvula hidra, sem um cuidado preventivo, pode desregular e soltar um pequeno fio de água.

– Após um tempo, as caixas acopladas podem não vedar corretamente e começar a desperdiçar água.

– Cuide as paredes das áreas comuns, pois o inchaço pode ser sinal de infiltração ou vazamento.

– Dê atenção para a parte do encanamento que fica enterrada, ali pode ser muito difícil localizar o desperdício. Meça o hidrômetro pelo menos uma vez ao dia, de preferência no mesmo horário. Assim, pode ficar mais fácil descobrir se há vazamentos.

Depois de ler essas dicas, o ideal é que tenha inspeções periódicas, discuta essa necessidade em assembleia. Deixe claro sobre os possíveis ganhos de economia, além da questão ambiental que envolve esse assunto.

Mande informativos aos condôminos lembrando da inspeção, ofereça a possibilidade de agendamentos e de visita aos sábados.


A Crédito Real, pensando em facilitar o dia a dia nos condomínios, oferece diversos serviços em administração condominial. Conheça nossos serviços e peça uma  cotação.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!