Blog Imóveis Crédito Real

Auditoria de Condomínios: quando, como e por que fazer

De todas as coisas mais importantes que se deve fazer em um condomínio, a auditoria está no topo da lista. Afinal, é essencial que todos os condôminos ou pessoas envolvidas com a administradora do condomínio saibam se a verba e os recursos da gestão estão sendo gastos sem irregularidades.

De todas as coisas mais importantes que se deve fazer em um condomínio, a auditoria está no topo da lista. Afinal, é essencial que todos os condôminos ou pessoas envolvidas com a administradora do condomínio saibam se a verba e os recursos da gestão estão sendo gastos sem irregularidades.

E foi pensando nisso que a Crédito Real, em parceria com a Click Síndico, no dia 25 de junho, promoveu a palestra “Auditoria de Condomínios: quando, como  e por que fazer”, ministrada pelo palestrante Daniel Cirne Kowalczuk, sócio-diretor da Fortus Audit T.

Confira abaixo a entrevista concedida à Crédito Real pelo palestrante:

CR: O que é um auditor?

Daniel: Um auditor contábil é um contador devidamente registrado no Conselho Federal de Contabilidade e com desejável cadastro no CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes). Ele é o profissional necessário e preparado para auditar e para revisar as contas dos condôminos e do condomínio.

CR: Qual a importância de um auditor para condomínios?

Daniel: A figura de auditoria para condomínios tem que ser vista como uma ferramenta de gestão ou uma aliada para auxiliar na hora de tomar decisões e até mesmo de asseguração dos dados que estão ali expostos.

E, para esse caso, o profissional indicado é um auditor contábil, que tem essa capacidade  de conseguir evidenciar com segurança aquilo que realmente está acontecendo nas demonstrações financeiras do condomínio.

CR: Qual a diferença entre auditoria preventiva e investigativa?

Daniel: Uma auditoria preventiva serve para auxiliar durante o mandato do síndico, seja ele profissional ou não. Para que erros sejam apontados através dos testes periódicos de auditoría antes de dar qualquer problema, é por isso que fazemos a auditoria preventiva.

Por quê? Para que ao chegar no fim do ano na assembleia, as contas e documentos estejam corretos. Tudo isso para evitar atritos futuros. Já a auditoria investigativa é quando existe algum tipo de suspeita ou de uma possibilidade de inconformidade através dos dados expostos pela entidade.

CR: Quais os principais cuidados que os síndicos devem tomar na hora de contratar uma auditoria?

Daniel: Saber se o auditor que ele está contratando ou a empresa de auditoria tem o know-hall para efetuar uma auditoria de condomínio. Porque o condomínio é um conjunto de pessoas, é complexo.

E, quando não se tem o conhecimento daquilo que se está fazendo, vai ser uma auditoria fraca, porque não vai ter o resultado que a pessoa quer. Relembrando, é sempre bom cuidar se o profissional está devidamente registrado no Conselho e cadastrado no CNAI.


A Crédito Real tem uma equipe especializada para dar todo suporte para o seu condomínio. Dúvidas entre em contato em: condominios@creditoreal.com.br.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!