jardim vertical Bem-estar

Como montar um jardim vertical em casa

Descubra como montar um jardim vertical em sua casa e os benefícios que ele traz.

Ter um jardim em casa traz muitos benefícios, pois, quando as plantas transpiram, a umidade que liberam deixa o ambiente mais agradável e ameniza até mesmo o calor daqueles dias mais quentes. Além disso, o contato com a natureza vai deixar você mais relaxado e até mesmo mais feliz e motivado.

O verde já virou tendência e, se você tem vontade de cultivar o seu próprio jardim, mas não possui um local espaçoso em casa, aposte nos jardins verticais: eles são versáteis, práticos e otimizam o espaço. Confira a seguir o passo a passo:

Pessoa sentada em volta de diversas plantas cuida de uma planta em um vaso

1. Escolha um local

Antes de mais nada, é importante definir qual local da casa você pode montar o seu jardim vertical. Essa escolha será necessária na hora de decidir quais plantas você irá cultivar. Por isso, pense na iluminação natural do ambiente e procure por lugares mais arejados.

O local pode ser a sala ou na sacada do seu imóvel, por exemplo.

2. Decida a estrutura

Você pode montar o seu jardim da forma que desejar, com caixas de madeira ou painéis de ferro, a estrutura é você que define. Além disso, nessa etapa, você também pode colocar a mão na massa e optar por produzir o espaço em vez de comprar um suporte pronto.

3. Selecione as plantas certas

Agora que você já sabe o local do seu jardim e a estrutura dele, é importante optar por plantas que vão se adaptar a este ambiente. 

Suculentas e cactos são as mais fáceis de cultivar em cômodos internos, apesar da última amar o sol. Algumas flores, por outro lado, preferem locais mais abertos, com incidência solar mais alta. Por isso, pesquise bem antes de escolher.

4. Faça uso da composição

O seu jardim vertical deve dialogar com sua casa e sua personalidade. Para isso, combine elementos entre as plantas, como vidros, objetos decorativos e materiais naturais, e busque inspirações, como as que deixamos neste post!

Essas dicas deixaram você com vontade de alugar ou comprar um imóvel com um espaço especial para as suas plantas? Então acesse o nosso site e escolha o ambiente que mais combina com você – depois confira mais inspirações no nosso Pinterest.

Tags

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo