Caxias do Sul Franquias

Caxias do Sul: desenvolvimento, cultura italiana e muita uva

Conheça o histórico e as curiosidades sobre Caxias do Sul, a cidade mais desenvolvida da Serra Gaúcha e palco da Festa da Uva.

Conhecida principalmente por fazer parte da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é uma das cidades mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul. Conheça mais sobre a história do município e descubra por que Caxias, como é carinhosamente chamada, é um local incrível para morar ou visitar.

Um breve histórico de Caxias do Sul

Caxias do Sul era originalmente chamada de Campo dos Bugres, pois a região era ocupada por índios e eventualmente percorrida por tropeiros. No entanto, com a chegada dos imigrantes italianos em 1876, o local passou a ser um centro agrícola da Serra Gaúcha.

Em 1890, o município emancipou-se de São Sebastião do Caí e sua denominação atual veio com um decreto em 1944. O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias.

Infraestrutura e desenvolvimento

Atualmente, a cidade é a segunda maior do Estado em termos de desenvolvimento. Em função do grande número de empresas do ramo instaladas em Caxias, o município é considerado o maior polo metalmecânico do RS e um dos maiores do Brasil.

Quando se trata de educação, Caxias do Sul também é referência. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma das instituições mais bem conceituadas e procuradas no Estado. Além disso, o município conta com ótimas opções de escolas públicas e particulares.

Além de ser uma cidade bastante arborizada, Caxias também conta com shoppings, centros comerciais e opções de lazer para todas as idades.

A Festa da Uva

Caxias do Sul é nacionalmente conhecida pela Festa da Uva, evento que reúne milhares de pessoas a cada dois anos. A primeira Festa da Uva aconteceu em 1931, com a proposta de promover a exposição de uvas e a troca de experiências entre produtores.

Entretanto, com o passar do tempo, o festival tornou-se uma celebração da cultura dos imigrantes italianos, onde os visitantes ficam imersos nas tradições, gastronomia e diversidade da região.

A edição de 1972 foi a primeira transmissão ao vivo a cores da televisão brasileira.

Curiosidades

– Quem nasce ou reside em Caxias é chamado de Caxiense;

– A cidade é a segunda maior do RS em população – segundo o IBGE, são mais de 500 mil habitantes;

O primeiro trem chegou ao município em 1º de junho de 1910, ligando a região à capital. Nesse mesmo dia, Caxias do Sul foi elevada à categoria de cidade.

– Os principais times de futebol da cidade são o Caxias e o Juventude, que formam o clássico Ca-Ju.

– Em 2008, o município foi escolhido como a Capital Brasileira da Cultura daquele ano.

Principais pontos turísticos da cidade

Em função de estar localizada na Serra Gaúcha, a região é muito conhecida pelo turismo agrícola. No entanto, Caxias do Sul conta com diversos pontos turísticos históricos, naturais e urbanos.

Uma das principais atividades procuradas pelos visitantes são os passeios por vinícolas e castelos. Além disso, é possível visitar grutas, cânions e cachoeiras, como a Cascata do Véu de Noiva. Locais que criam uma paisagem natural incrível.

Na área urbana, você encontra museus, igrejas, parques – como o Parque dos Macaquinhos, o zoológico e o aquário da UCS, entre outras opções de lazer. A Igreja de São Pelegrino e o Monumento do Imigrante Italiano são exemplos de locais muito visitados pelos turistas.

Essa é Caxias do Sul, uma cidade que valoriza seu passado, simbolizado pela cultura italiana, mas que está sempre em desenvolvimento pensando no futuro.

Quer comprar ou alugar um imóvel em Caxias do Sul? Conte conosco!

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo