Palco do verão gaúcho, Capão da Canoa completa 42 anos de emancipação neste dia 12 de abril! Para alguns, a história da cidade pode parecer recente, mas Capão, como é carinhosamente chamada, tem uma trajetória de longa data.
Da Pescaria à Canoa
Capão da Canoa surge como município por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria. Nessa época, os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira-mar, formando diversas comunidades. O local abrigava pescadores, aventureiros e, eventualmente, tropeiros, fazendeiros e viajantes.
Por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas vindos da Serra Gaúcha e de Porto Alegre, que fica a cerca de 140km do local, trazendo mais visibilidade ao município. Em 1940, o nome Arroio da Pescaria começou a desaparecer e deu lugar ao nome Capão da Canoa, popularizado por uma fazenda que prestava auxílio aos que veraneavam na cidade.
O que fazer em Capão da Canoa
Embora a cidade seja mais conhecida por seu litoral, o turismo vai muito além da praia. Capão da Canoa possui diversas opções de lazer, como centros comerciais, parques aquáticos, casas noturnas, restaurantes, praças e quadras para prática de esportes. Conheça algumas alternativas para aproveitar na cidade:
Acqua Lokos:
Parque aquático com atrações para todas as idades. Conquista veranistas e moradores por seus enormes tobogãs, piscinas, montanhas-russas, tirolesas e outros brinquedos radicais.
Marina Park:
Parque aquático que também é sucesso na região! É outra opção para passar o dia com a família, aproveitando piscinas, atrações e refeições para todos os gostos e idades.
Praça do Farol:
Excelente para ler, descansar, conversar e até para se movimentar! A típica praça leva esse nome pois é o endereço de um antigo farol que, mesmo desativado, ainda encanta quem passa pela região.
Parque Náutico da Lagoa dos Quadros:
Esportes náuticos, como jet-ski, windsurf, kitesurf, stand-up paddle e vela, têm cenário certo! A cerca de 5km do centro da cidade, é uma alternativa às praias mais movimentadas da cidade, ficando aberto de terça-feira a domingo.
Casa de Cultura Erico Verissimo:
Ótima opção de passeio para quem está à procura de atividades mais culturais em Capão da Canoa. É um ambiente que frequentemente recebe atividades gratuitas, de palestras a oficinas.
Praia Capão da Canoa:
Com o mesmo nome da cidade, é a praia mais visitada de Capão da Canoa. Tem uma excelente infraestrutura, com opções variadas de hospedagens, lojas, quiosques, calçadão e também uma ampla faixa de areia clara.
Shopping Lynemar:
É o maior shopping da região, com alternativas de compras, alimentação e entretenimento. Principalmente nos dias de chuva, por exemplo, ir ao cinema e passear pelas lojas é uma boa opção para as famílias.
Praça do Mini Golfe:
Localizada em frente à Igreja Matriz, é um dos cenários tradicionais de Capão da Canoa. Além do circuito de golfe, que é a principal atração da praça, o ambiente é um convite para passear em família ou fazer um lanche nas barraquinhas disponíveis.
Curiosidades sobre a cidade
– Quem nasce em Capão da Canoa é Caponense
– De acordo com o IBGE 2022, possui mais de 63.000 moradores, que formam a maior população fixa do litoral norte
– Atualmente o município conta com 11 balneários, com 19,1 km de extensão norte-sul. Sendo dividido em quatro distritos: 1° Sede – Capão da Canoa, 2° Capão Novo, 3° Arroio Teixeira e 4° Curumim
– A cidade faz limite ao leste com o Oceano Atlântico, ao sul com Xangri-Lá, ao norte com Terra de Areia e a oeste com Maquiné e Terra de Areia
– A árvore símbolo de Capão é a Figueira-de-Folha-Miúda, também conhecida como Figueira-Branca
A ideia de que o município “só existe no verão” já deixou de ser uma realidade há muito tempo. A cidade investe cada vez mais em infraestrutura para contemplar as necessidades e desejos da população o ano todo, seja ela fixa ou temporária.
Ficou com vontade de comprar, alugar ou oferecer ao seu condomínio uma administração segura e eficiente? Então visite uma das nossas franquias em Capão da Canoa ou escolha seu imóvel aqui no site, sem sair de casa.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!