Condomínio,COVID-19

Assembleia de condomínio virtual: 5 dúvidas frequentes

Viver em condomínio é muito mais do que dividir o mesmo endereço com outras famílias. É compartilhar pontos de vista e anseios que ofereçam benefícios a todos, e não apenas individuais. E, em tempos de pandemia, o cenário dos encontros presenciais precisou ser alterado, saindo dos tradicionais ambientes comuns do residencial e indo para dentro de uma tela luminosa. Com isso, promover e participar de uma assembleia de condomínio virtual virou prática, a fim de evitar aglomerações e preservar a saúde de todos.

Com a tecnologia trabalhando a nosso favor, as ferramentas possibilitam que as assembleias, um dos atos mais tradicionais dos condomínios, ocorram de maneira dinâmica e descomplicada, somando em todos os sentidos e, provavelmente, vindo para ficar. Porém, como toda novidade, alguns pontos da assembleia virtual ainda podem gerar questionamentos em síndicos, condôminos e demais envolvidos. Confira as dúvidas mais frequentes neste momento e esclareça as suas!,

5 dúvidas frequentes sobre assembleia de condomínio virtual


Todo condomínio pode realizar assembleia virtual?

Sim, qualquer condomínio pode realizar encontros online, desde que os envolvidos concordem e pessoas com necessidades especiais não sejam prejudicadas. Em caso de resistência da comunidade condominial devido à dificuldade de acesso, realizar um treinamento a respeito do uso da ferramenta é uma ótima alternativa.

O que é uma assembleia híbrida?

A assembleia híbrida é uma boa opção para contentar os dois perfis de condôminos – os que preferem a assembleia presencial e os que preferem a assembleia de condomínio virtual. Esse formato mescla o presencial com o ambiente online, ou seja, os convocados podem participar de casa ou ir até o local.

Para realizar esse tipo de assembleia é importante que os condôminos que preferem o encontro presencial respeitem todos os protocolos de segurança, como o distanciamento, o uso contínuo de máscara e o uso frequente de álcool em gel. Além disso, o encontro deve ser realizado em um ambiente superamplo e muito bem ventilado do condomínio.

A ata da assembleia virtual tem validade para ser registrada em cartório?

Sim, pois, da mesma forma que a ata de uma assembleia presencial, a ata da assembleia virtual deverá ser impressa e assinada normalmente. É importante que a ata do encontro em ambiente online esteja bastante completa, pontuando quem participou virtual e presencialmente (em caso de assembleia híbrida).

Existem assuntos que precisam ser tratados apenas presencialmente?

Não, pois as ferramentas conseguem facilitar e viabilizar que a assembleia de condomínio virtual promova todos os debates pretendidos. Aqui na Crédito Real, por meio do Conecte-se, é possível acessar a Área do Cliente e obter diversos diferenciais na hora de realizar uma reunião a distância. Redução de despesas com locação de equipamentos, mais tempo para fazer a análise de documentos e registro de votos, debates e demais interações, sem possibilidade de alteração, são algumas das vantagens da nossa ferramenta Assembleia Digital. Clique aqui e saiba todos os detalhes!

É possível garantir a identidade do condômino na assembleia digital?

Sim, utilizar um sistema de transmissão de áudio e vídeo é uma das maneiras mais fáceis e não onerosas de garantir a identificação de cada um dos participantes.

Assembleia digital em condomínios | Canal Crédito Real


O que você acha da realização da assembleia de condomínio virtual? Essa é uma prática superutilizada pelos síndicos parceiros da Crédito Real!
Se o seu condomínio adotou esse formato, deixe seu comentário para compartilhar a sua opinião com a gente.

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo