Blog Imóveis Crédito Real

A origem do movimento Novembro Azul no Brasil e no Mundo

O Novembro Azul é mais conhecido internacionalmente como Movember, termo que tem origem na junção das palavras Moustache (bigode) e November (novembro). Mas o que bigode tem a ver com câncer de próstata? E por que essa data se passa em novembro?

Em 2003, na Austrália, Travis Garone e Luke Slattery se uniram em um bar em Melbourne e resolveram, em meio a goles de cerveja, que trariam a esquecida moda dos bigodes de volta. E não ficou só nisso, inspirados na mãe de um amigo em comum, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram que aquilo poderia ser uma ação a favor do câncer de próstata.

Então enviaram e-mails convocando homens corajosos a abraçarem a causa, conquistando 30 seguidores que doariam 10 dólares por cada bigode. A grande sacada é que os bigodes chamavam a atenção e criavam pontos de contato entre estranhos à causa e os bigodudos benevolentes.

Em 2004 a dupla já tinha registrado a instituição Movember e estava decidida a transformar a brincadeira de bar em uma ação internacional em prol da saúde do homem.

No Brasil, o Novembro Azul propriamente dito chega em 2012 através do Instituto Lado a Lado Pela Vida, que já promovia ações contra o câncer de próstata desde 2008.

Novembro foi o mês escolhido para essas ações por causa do dia 17 de novembro, considerado Dia Internacional do Combate ao Câncer de Próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que produz secreções fluidas responsáveis pela nutrição de parte do esperma. Encontra-se rente ao reto, abaixo da bexiga, sendo atravessada pelo canal uretral.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata possui evolução silenciosa, muitas vezes não dando indício algum durante sua fase inicial. Os principais sintomas são dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes que o normal, diminuição do jato de urina e urina ou sêmen com sangue. Em estado avançado pode causar dores ósseas, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Qual é a idade sugerida para o início das consultas anuais com urologista?

Homens que não se enquadram no grupo de risco devem consultar a partir dos 50 anos. Já homens negros, com obesidade mórbida ou com histórico familiar da doença devem começar a observação a partir dos 45 anos.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!