Blog Imóveis Crédito Real

Santa Cruz do Sul: alma alemã em solo gaúcho

Conhecida como uma das maiores sedes da Oktoberfest no Brasil, Santa Cruz do Sul é um município com muita história e encantos únicos. Conheça mais sobre a cidade e seus principais diferenciais aqui.

Santa Cruz do Sul, localizada no Vale do Rio Pardo, é um dos principais núcleos da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Conhecido por ser a sede da terceira maior Oktoberfest do planeta, o município apresenta amplo desenvolvimento, cultura, tradição e povo hospitaleiro. Saiba mais sobre a cidade:

Histórico da cidade

A história da cidade começa na década de 1840, quando Santa Cruz do Sul era um distrito da cidade vizinha de Rio Pardo. Nove anos depois, os primeiros habitantes vieram das regiões do Reno e da Silésia, através da lei de incentivo à imigração estrangeira do Governo imperial. Dessa forma, os primeiros imigrantes se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz.

Nessa época, o tabaco se tornou o produto agrícola de maior produtividade na região e, posteriormente, abriu espaço para a instalação de grandes fábricas e a consolidação do município como um polo mundial de produção e distribuição do produto. 

Algum tempo depois, em 28 de setembro de 1878, Santa Cruz do Sul se emancipou e, em 1905, inaugurou a via férrea Santa Cruz – Rio Pardo, aumentando a circulação de mercadorias e pessoas.  

Alegria, tradição e cultura alemã

Além de ser conhecida por suas cucas, chop, linguiças e chimarrão, Santa Cruz do Sul é a sede da terceira maior Oktoberfest do mundo, evento conhecido como a “festa da alegria”. Assim sendo, a cidade costuma receber visitantes de diversas partes do mundo, aquecendo a economia local. Além disso, o município também é conhecido por ser a terra do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), o maior  festival de arte amadora da América Latina.

Principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul

A cidade possui diversas atrações e pontos turísticos além das citadas anteriormente. O Autódromo Internacional, por exemplo, atrai milhares de turistas por ser um dos circuitos mais modernos do Brasil. Ainda mais, na zona central da cidade, em frente à praça Getúlio Vargas, a Catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico. 

Santa Cruz do Sul também possui diversas paisagens naturais belíssimas, como o Parque da Gruta dos Índios, onde é possível fazer trilhas e visitar o mini zoológico. Ademais, outro ponto de encontro na cidade é o Lago Dourado, com um pôr do sol de tirar o fôlego. O Parque Santa Cruz, por sua vez, é o mirante oficial da cidade, já que é um dos pontos mais altos do município. Ali encontra-se um cruzeiro iluminado por neon, com 20 metros de altura.

Curiosidades sobre o município

  • Quem nasce em Santa Cruz do Sul é santa-cruzense;
  • A cidade possui um time de futebol chamado Futebol Clube Santa Cruz;
  • Hoje é a oitava maior economia do Estado;
  • O Lago Dourado tem este nome pois o efeito proporcionado pelo pôr do sol confere às águas uma cor dourada.

Em resumo, essa é uma cidade hospitaleira, cheia de vitalidade e que honra as tradições e culturas provenientes do Estado e da imigração alemã. Além disso, pertence a uma região que se desenvolve e cresce cada vez mais.

Quer alugar ou comprar um imóvel na cidade? Acesse nosso site ou visite a nossa agência em Santa Cruz do Sul na Rua Marechal Deodoro, 11 – Centro

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!