07/03/2019

Imóveis Crédito Real é destaque no caderno +Economia GaúchaZH

Capa da notícia

O avanço de startups no mercado imobiliário, especialmente de aluguéis residenciais, não pegou desprevenida uma empresa gaúcha de 86 anos. A Crédito Real desenvolveu em casa suas ferramentas digitais, que incluem o novo filão do setor: locação de imóveis residenciais com dispensa de apresentação de fiança ou outro tipo de garantias para o locatário e a certeza de recebimento para o locador para valores abaixo de R$ 5 mil ao mês. 

A ferramenta Aluga Fácil é 100% digital e já está funcionando. Em poucas semanas de atividade, tem até um exemplo de quanto pode acelerar a burocracia. Em um sábado de fevereiro, um cliente visitou o apartamento de manhã cedo, mandou os documentos até o meio-dia e recebeu as chaves no mesmo dia, relata Carlos Eduardo Ruschel, diretor-superintendente da empresa.

O segredo da promessa que até pouco tempo era considerada inalcançável é a contratação de seguro coletivo que permite não exigir fiança ou outro tipo de garantia de quem vai alugar, por um custo muito baixo para a imobiliária. Para reduzir ainda mais esse valor, a Crédito Real desenvolveu um  método de análise de crédito baseado no histórico do imóvel, em vez de ter foco no cliente. O uso de dados permitiu desenvolver uma rotina de avaliação de risco que não exige exame caso a caso, facilitando e acelerando o trabalho.

– Ainda temos problemas no mercado comercial, porque a crise, para o setor imobiliário, teve seu fundo do poço em meados do ano passado. Mas tivemos aumento de 21% na receita em 2018, com o início da recuperação no segmento residencial – relata.

Ruschel detalha que a necessidade de ter uma solução digital fez com que, há quatro anos, a empresa começasse a desenvolver um produto. O resultado foi o aplicativo Conecte-se, que tem a ambição de ser "desktop free", ou seja, é concebido para utilização apenas no celular. A ferramenta, que atende do locatário ao síndico, foi desenvolvida dentro de casa, com parceiros como a u-Mov.me e a 4all. 

– Temos 86 anos de conhecimento de mercado, mas nesse ponto, nos comportamos como uma startup – afirma.

O próximo passo da Crédito Real é o lançamento de franquias. Três já estão assinadas, mas a meta é muito mais ambiciosa: 82 unidades em três anos, com todos os segmentos de negócios incluídos (venda, locação e administração de imóveis).

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/marta-sfredo/noticia/2019/03/imobiliaria-gaucha-de-86-anos-lanca-locacao-que-dispensa-garantia-de-quem-aluga-10815128.html