Blog Imóveis Crédito Real
Vinho

Vinho no inverno: quais são os melhores tipos para consumir no clima frio

Confira dicas para acertar na escolha do vinho que mais combina com a estação mais fria do ano.

O frio chegou no Sul e Sudeste do Brasil e com ele a vontade ainda maior de consumir uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros: o vinho. Cada um de nós tem o seu gosto pessoal, no entanto, selecionamos alguns tipos que mais combinam com o inverno e mostramos como harmonizá-los com as refeições:

O vinho tinto

Esse é o tipo de vinho mais consumido no mundo. Sua coloração escura é obtida pela maceração, um processo que absorve os pigmentos das cascas das uvas

As uvas tintas mais conhecidas são a Cabernet Sauvignon, Malbec, Pinot Noir, Merlot e Tannat – todas originárias da França.

Tipos de vinho tinto

Os vinhos costumam ser categorizados pela densidade da bebida, o que chamamos de “corpo do vinho”. Muitas pessoas acreditam que a qualidade do vinho tem a ver com a sua densidade, no entanto, isso não é verdade. 

Dessa forma, a escolha do tipo de bebida deve ser de acordo com o gosto e o paladar de quem irá consumir.

– Corpo leve

É o tipo mais delicado, mas bastante saboroso. Estes costumam ser mais ácidos, com menor teor alcóolico e intenso aroma de frutas vermelhas. Exemplos de uvas que geram vinhos de corpo leve são a Pinot Noir e a Bonarda.

– Corpo médio

Com acidez moderada, a maior parte dos vinhos tintos produzidos estão nessa categoria. Algumas das uvas mais conhecidas que originam esse tipo de bebida são a Cabernet Franc e a Merlot.

– Encorpado

Esse é o tipo com maior teor alcoólico e com aromas de frutas negras. Regiões de clima mais quente costumam ser os melhores locais para a produção das uvas que geram o vinho tinto encorpado, como a Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat.

Aposte nas harmonizações com comidas pesadas

A verdade é que você pode consumir o vinho tinto com qualquer comida que desejar, mas existem alguns alimentos que combinam mais com o vinho tinto. 

No inverno especificamente, a maioria das pessoas sente mais vontade de comer refeições mais pesadas. Neste sentido, aliar vinho tinto a pratos como massas, queijos e carnes é o ideal pois os taninos presentes na bebida ajudam a dissolver a gordura da comida.

Seja como for, beba com responsabilidade e aproveite os momentos gelados do inverno para degustar o seu vinho em boa companhia, de preferência em frente à uma lareira. Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e confira outras.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!