Blog Imóveis Crédito Real
Tarefas do presidente da assembleia - reunião de condomínio - credito real administradora de condomínios

Tarefas que o presidente da assembleia de condomínio tem e você não sabia

Reunir todo o pessoal do prédio em um único ambiente, exclusivamente para conversar sobre os assuntos mais burocráticos do condomínio, é um desafio daqueles. Com tantas pessoas com opiniões diferentes juntas, uma assembleia, às vezes, tem tudo para resultar em bagunça e em conflitos entre moradores. E é aí que entra a importante presença da autoridade máxima da reunião: o presidente da assembleia de condomínio.

7 responsabilidades do presidente da assembleia de condomínio


7 responsabilidades do presidente da assembleia de condomínio

Ao presidir a reunião, o eleito, que normalmente não pode ser o síndico, precisa manter um comportamento neutro, firme, objetivo, educado e proativo. Além disso, ele deve saber se posicionar quando a discussão apertar e levar em conta todo o histórico e contexto do condomínio.

A atuação do presidente da assembleia de condomínio inclui uma série de responsabilidades imprescindíveis para o bom andamento da reunião e para a não criação de atritos. Quer ficar por dentro de 7 delas? Então confira:

  1. Fazer a leitura do edital de convocação no início da assembleia;
  2. Conferir a lista de presença, verificando titularidades, procurações e inadimplentes;
  3. Conduzir o andamento da assembleia de acordo com a ordem do dia, organizando e orientando a vez da palavra;
  4. Conferir e anunciar o resultado da votação de cada item de pauta;
  5. Determinar e anunciar o encerramento da assembleia;
  6. Conferir e assinar a ata redigida pelo secretário, atestando que o conteúdo registrado condiz com as manifestações e ocorrências realizadas;
  7. Avisar inadimplentes presentes na reunião.


Condomínio em Foco – Fevereiro/2022

Na edição de fevereiro de 2022 do Condomínio em Foco, Carlos Matheus Gutierrez, nosso Gerente Jurídico, e Debora Nitske, nossa Gerente de Gestão Condominial, abordaram o papel do presidente da assembleia de condomínio. No vídeo, em primeiro lugar, eles explicaram quem pode e quem não pode ser presidente. Além disso, destacaram o perfil ideal do eleito e explicaram as principais atribuições do presidente da assembleia. Quer conferir?! Então acesse o nosso canal do YouTube e assista ao vídeo Deveres do presidente da assembleia de condomínio na íntegra.


As tarefas do presidente vão muito além do que você imaginava, né? Em resumo, o cargo exige muito conhecimento, empenho, paciência e pulso firme. Onde você mora, os debates andam direitinho com a presença do presidente da assembleia de condomínio? Conte para a gente!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!