Thumb Chocolate Quente Bem-estar

6 Receitas de chocolate quente cremoso e sua origem

Veja várias receitas de como fazer um chocolate quente cremoso e conheça também um pouco sobre a origem dessa bebida deliciosa!

É muito difícil achar alguém que não ame ou seja fissurada em chocolate. E quando chega o frio então, um grande clássico do inverno aparece para esquentar nossas mãos, o estômago e principalmente o coração: o Chocolate Quente. Quando falamos dessa bebida que já foi considerada “a bebida dos deuses” existem diversas receitas, com variações de ingredientes, formas de preparos e acompanhada de especiarias, mas tão diversificada também é a sua origem. Se você fizer uma pesquisa na internet vai achar muitas variações de como e quando essa bebida surgiu. Mas não se preocupe, pois separamos aqui para você 6 receitas para fazer um chocolate quente cremoso e um breve relato sobre a origem mais conhecida.

A Origem do Chocolate Quente

Origem do Chocolate Quente

A origem mais conhecida do chocolate quente é bem antiga. Há mais de 3 mil anos os Maias e os Astecas, misturavam as sementes do cacau torradas e moídas em água quente ou vinho e temperavam a bebida com baunilha, pimenta e outras especiarias mais. Essa bebida era como o chocolate quente que conhecemos hoje, porém ao invés de doce era bem amargo e apimentado. Além disso, alguns pesquisadores encontraram evidências de que as sementes do cacau e o próprio fruto em si eram usados como moeda.

Somente por volta de 1500 d.C., após a descoberta da américa, é que os grãos de cacau foram levados para a Europa e a bebida começou lentamente a ser aceita pela aristocracia da época, passando a ser a bebida da moda para a nobreza. A bebida tinha recebido a crença de que poderia servir de remédio e curar qualquer enfermidade, porém pelos espanhóis acharem a bebida indígena muito amarga, trocaram a pimenta pelo açúcar, tornando a bebida mais próxima de como conhecemos hoje.

Veja agora abaixo 6 receitas de chocolate quente cremoso e delicioso para você fazer com a chegada dos dias mais frios e deixar o seu inverno mais aconchegante.

Chocolate Quente com Nutella

Chocolate Quente com Nutella

Ingredientes:

  • 1 Xícara (chá) de leite
  • 1 Colher (sopa) amido de milho
  • 2 Colheres (sopa) chocolate em pó
  • 1½ Colher (sopa) de Nutella ou creme de avelã de sua preferência

Modo de preparo:

Com o fogo desligado, adicione 1 xícara (chá) de leite e dilua 1 colher (sopa) de maisena. Junte 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher e ½ (sopa) de Nutella. Ligue o fogo e misture até dar uma leve engrossada, desligue e aproveite seu delicioso e cremoso chocolate quente.

Chocolate Quente Cremoso

Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes:

  • 2 Xícaras (chá) de leite
  • 1 Colher (sopa) de amido de milho
  • 3 Colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 Colheres (sopa) de açúcar
  • 1 Canela em pau
  • 1 Caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

Bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar em um liquidificador. Despeje a mistura em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Depois desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Retire a canela e sirva quente.

Chocolate Quente de 3 Ingredientes

Chocolate Quente Simples de 3 Ingredientes

Ingredientes:

  • 1 Xícara (chá) de Nescau ou achocolatado de sua preferência
  • 2 Caixinhas de creme de leite
  • 200ml de leite integral

Modo de preparo:

Dentro de uma panela, leve o creme de leite e o achocolatado e misture, sem acender o fogo. Após isso adicione o leite e acenda o fogo. Após levantar fervura, mexa bem, desligue o fogo e sirva quente.

Chocolate Quente de Microondas

Chocolate Quente de Microondas

Ingredientes:

  • 1 Colher (sopa) amido de milho
  • 2 Colheres (sopa) de Nescau
  • 200ml de leite integral

Modo de preparo:

Coloque o amido de milho e um pouco de leite frio na xícara, mexendo até dissolver totalmente. Acrescente o achocolatado e o resto do leite e incorpore bem. Coloque no microondas por 3 minutos e meio. Você terá que ficar sempre de olho, pois quando ele vai levantar fervura e estiver quase transbordando, abra e dê uma mexida – você vai fazer esse procedimento entre duas e três vezes durante o tempo indicado. É essencial que o leite ferva, pois só assim o amido vai engrossar, deixando o chocolate cremoso. Caso queira dar uma adoçada, coloque um tantinho de leite condensado ou de creme de avelã.

Chocolate Quente Branco com Marshmallow

Chocolate quente branco e com marshmallow

Ingredientes:

  • 1 Xícara (chá) de leite
  • ½ Colher (chá) de Maisena
  • 40g de Chocolate Branco (picado)
  • 1 Colher (chá) de Essência de Baunilha

Modo de preparo:

Com o fogo desligados adicione 1 xícara (chá) de Leite, ½ colher (chá) de maisena e misture muito bem, ligue o fogo e continue misturando até dar uma leve engrossada. Junte 40g de Chocolate Branco, e misture até que fique completamente derretido, adicione 1 colher (chá) de essência de baunilha, e cozinhe por mais 2 minutos. Sirva ainda quente com chantilly, marshmallow e aproveite!

Chocolate Quente Fit

Chocolate Quente FIT

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho
  • 300 ml de leite desnatado
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó 100 %
  • 1 colher (sobremesa) de xilitol ou açúcar demerara

Modo de preparo:

Dissolva o amido de milho no leite e após totalmente diluído, transfira tudo para uma panela, adicionando o cacau em pó e o xilitol ou açúcar demerara. Mexa bem em fogo baixo e deixe engrossar um pouco. Assim que atingir uma consistência cremosa, desligue o fogo e sirva.

Quer saber mais dicas como essas? Continue aqui no nosso blog e veja conteúdos como o de melhores vinhos para o inverno ou dê uma olhada em algumas ideias super criativas no nosso Pinterest.

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo