Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies? COVID-19

Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

Muitas pessoas estão se perguntando: quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies.

Um estudo publicado em março pela revista científica “New England Journal of Medicine”, que foi divulgado pelo portal de notícias G1, revela que plástico e aço inox são os materiais em que o vírus consegue sobreviver por mais tempo.

Confira, abaixo, uma lista completa da sobrevida do coronavírus em diversas superfícies:

– Aço inoxidável: 72 horas;
– Plástico: 72 horas;
– Papelão: 24 horas;
– Cobre: 4 horas;
– Poeiras: 40 minutos a 2 horas e 30 minutos;


Para a higienização de objetos em geral é preciso realizar lavagem com água e sabão, e para desinfetar por completo, recomenda-se o uso de álcool com 70% de teor.


Sobrevida do coronavírus nos tecidos

Ainda não há um estudo que comprove, com exatidão, quantas horas o vírus pode resistir em tecidos. Porém, existem estudos recentes que podem nos dar uma média, como o desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com os pesquisadores, o vírus pode ter sobrevida de, em média, 72 a 96 horas em tecidos como panos e roupas.

Mesmo sem a concretude desses dados, é importante termos muito cuidado com a higienização das nossas roupas, principalmente se precisarmos sair.

Ao voltar para casa, recomenda-se que as roupas sejam retiradas e lavadas com água e sabão imediatamente, para evitar que, caso estejam contaminadas, espalhem o vírus pela casa.


Itens congelados

Engana-se quem pensa que o coronavírus pode ser afetado por baixas temperaturas. Por sua alta capacidade de mutação e estrutura simples, os vírus têm mais facilidade de sobrevivência.

Pesquisadores revelam que amostras de vírus frequentemente são congeladas a temperaturas de -20°C, voltam a ser descongelados, e continuam sobrevivendo. Com isso, é importante higienizar com água e sabão sacolas plásticas que trazemos dos mercados, itens embalados em plástico e demais materiais antes de os colocarmos nas nossas geladeiras e dispensas.

Existem muitas dúvidas a respeito do coronavírus e como podemos adaptar nossa vida à rotina de prevenção. Para isso, conte com o blog da Crédito Real como um canal de informações a respeito de cuidados com a COVID-19, vida em condomínio no contexto de pandemia e atualizações.

Tags

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo