Blog Imóveis Crédito Real
piscina em condomínio

Piscina de condomínio: regras de utilização pós-abertura

Com a chegada da primavera e aproximação do verão, a piscina passa a ser um dos principais pontos de lazer. E nos residenciais essa história se repete! Com o alto índice de vacinação e com a redução dos casos de Covid-19, a utilização da piscina de condomínio voltou a ser viável.

No entanto, as recomendações devem ser mantidas mesmo com a flexibilização. Para o uso das áreas comuns, deve-se manter o distanciamento e a higiene.

Então entenda como funciona este protocolo para aproveitar da melhor maneira esta comodidade de seu condomínio:

Protocolo de utilização de piscina de condomínio deve ser individualizado

O que vale para um condomínio não vale para todos! Enquanto uns preferem manter a piscina fechada como forma de evitar aglomerações, outros escolhem reabrir. Para isto, os condomínios devem definir recomendações próprias, com base na realidade e no momento atual.

Para fazer a reabertura da piscina do condomínio é preciso levar em conta a estrutura física do residencial, a quantidade de funcionários, o número de moradores e os hábitos de todos.

Mesmo que a análise conclua que a reabertura da área comum é possível, ainda assim alguns cuidados devem ser tomados. Sendo assim, é ideal que o número de pessoas seja limitado e o horário de utilização seja bem definido. Além disso, conforme afirmam os especialistas, as substâncias da água tratada costumam eliminar ou reduzir o vírus.

O cuidado deve ser constante

A utilização de máscara fora da água e a atenção a conversas muito próximas, principalmente com pessoas que não compartilham a mesma unidade, também são regras importantes. Isso porque o meio mais comum de transmissão é o respiratório.

Em relação à limpeza e à responsabilidade do residencial, é importante que a piscina de condomínio seja filtrada diariamente e receba produtos apropriados sempre que for utilizada. Outra dica é disponibilizar álcool em gel no ambiente e higienizar cadeiras, mesas, corrimãos etc. com álcool ou desinfetante.

Por fim, após a definição das medidas e regras de utilização, é hora de comunicar os moradores, sinalizar o condomínio e até enviar avisos através do grupo do WhatsApp. Nessas mensagens é importante detalhar todo o protocolo de segurança que será empregado.


Qual é a situação da piscina do seu condomínio? Já foi reaberta, a possibilidade está em análise ou não tem chance de abertura? Lembre-se que, tudo sempre deve ser feito pensando na saúde e no bem-estar de todos, independente do que for definido!

Se você tiver alguma dúvida, quiser alguma dica ou tiver sugestões, envie um e-mail para juridico@creditoreal.com.br, que a gente ajuda!

Para mais dicas fique sempre e olho em nosso blog, site e redes sociais!

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!