Institucional

Os principais fatores de risco do câncer de mama

Os estudos que objetivam analisar as causas de câncer ainda são incapazes de uma resposta certeira, mas muito se evoluiu no que tange aos principais fatores de risco, que indicam uma maior chance de surgimento e evolução da doença.

No caso do câncer de mama, devemos prestar muita atenção ao histórico familiar. Existem composições genéticas que facilitam o desenvolvimento do câncer e o cuidado deve ser redobrado nesses casos.

Outro fator que reflete em uma diminuição das chances do câncer de mama é a manutenção de hábitos saudáveis. A alimentação completa e sem excessos e as atividades físicas regulares são os carros-chefes desse movimento, que se fortalece com a não ingestão de bebidas alcoólicas e drogas em geral. O excesso de peso e o sedentarismo são fatores que aumentam a incidência de câncer de mama.

É importante lembrar que pacientes que venceram o câncer de mama não estão isentos de uma reaparição da condição. Não há melhor forma de tratamento do que a prevenção: faça o autoexame do toque e realize exames de rotina de dois em dois anos caso tenha menos de 40 anos, e anualmente caso seja maior de 40.

O envelhecimento pode ser tido como o principal fator para o surgimento do câncer em geral. Por isso é importante mantermos visitas periódicas aos médicos especializados e incentivarmos quem amamos a fazer o mesmo.

A luta contra o câncer de mama requer empatia e sensibilidade de todos envolvidos. Faça a sua parte!

Fonte: Instituto da Mama do Rio Grande do Sul

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo