Aniversário de Santa Maria Franquias

Santa Maria: o “Coração do Rio Grande”

Aniversário de Santa Maria é comemorado dia 17 de maio.

Conhecida principalmente por ser um centro universitário e militar do Rio Grande do Sul, Santa Maria também é denominada como o município “Coração do Rio Grande”, devido a sua localização geográfica: bem no centro do estado. Saiba mais sobre a cidade, que completou 163 anos de história.

Um pouco do passado

Os primeiros habitantes da região foram indígenas das tribos Minuano e Tapes. No entanto, a cidade foi fundada a partir de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português. Foi feita uma divisão e montado um acampamento no local que hoje abriga um dos principais pontos turísticos da cidade: a Praça Saldanha Marinho. A rua mais antiga da cidade se chama Acampamento, justamente por esse motivo.

Em 1858, o município foi emancipado politicamente e tornou-se oficialmente uma cidade. Seu histórico militar mantém-se até hoje, visto que a cidade continua sendo o centro de uma das maiores guarnições do Exército Brasileiro.

Além disso, Santa Maria também desenvolveu-se em torno do universo acadêmico, pois possui uma das melhores universidades do Brasil, a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Muito mais do que uma cidade universitária

Santa Maria é considerada uma cidade universitária graças à UFSM e outras sete instituições de ensino superior. Em função disso, é conhecida também como “Cidade-Cultura”.

O município valoriza muito a sua trajetória, conservando prédios históricos de valor, como o Theatro Treze de Maio, a Vila Belga, a Catedral, o Banco Nacional do Comércio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e o tradicional Edifício Taperinha.

Mas uma curiosidade que nem todas as pessoas conhecem é que a região contém também importantes sítios paleontológicos. Portanto, a cidade é o berço da paleontologia no estado e no país.

Em 1936, no Sítio Paleontológico Jazigo Cinco, foi descoberto o Estauricossauro, o primeiro dinossauro brasileiro. Seu nome é uma referência à constelação Cruzeiro do Sul, visível somente no Hemisfério Meridional.

Além disso, Santa Maria possui diversas belezas naturais. A cidade é cercada por centenas de cachoeiras, cascatas e trilhas que facilitam a prática de esportes de aventura.

Algumas curiosidades

. Quem nasce na cidade é chamado de santa-mariense;

. Em 2018, sua população estimada era de 280.505 habitantes, segundo dados do IBGE – isso faz com que a cidade seja a 5ª maior do estado em população;

. Santa Maria está localizada em uma área de biomas pampa e mata atlântica, o que favorece a ocorrência de uma grande diversidade de espécies, tanto de plantas quanto de animais silvestres;

. O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde;

. A cidade possui um aeroporto – atualmente, no entanto, o único voo comercial operado é a rota Porto Alegre/Santa Maria, com viagens diárias de ida e volta.

A cidade está em constante transformação, sempre visando à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. São diversas opções de entretenimento, educação, saúde e comércio. Ficou com vontade de comprar ou alugar em Santa Maria? Conte conosco!

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo