Blog Imóveis Crédito Real

Um novo olhar sobre aulas online

Uma das transformações que ocorreram devido à pandemia foi o ensino no formato digital. Quem tem filhos sabe melhor do que ninguém: eles passaram a ficar o dia inteiro em casa, precisando se adequar às aulas pelo computador.

Essa obrigatoriedade nos fez voltar os olhos a esse tipo de ensino que já era praticado, mas nunca foi tão discutido e difundido. Aula online, no entanto, não é só escola e universidade. Existe mais de um tipo: a primeira é a aula remota, que acontece com transmissão ao vivo, como no caso das escolas este ano. A segunda é o EAD, com aulas gravadas e horário flexível.

As mudanças forçadas trouxeram uma nova perspectiva inclusive para adultos que buscam se especializar ou aprender algo novo. Quem nunca pensou que fazer uma aula presencial teria mais “qualidade”? Pois é, agora o olhar sobre o formato não é mais o mesmo. E vimos que optar por cursos EAD pode trazer inúmeras vantagens.

Entre os benefícios desse tipo de curso, está poder pausar e anotar tudo detalhadamente, sem perder detalhes, além da possibilidade de voltar a assistir na parte mais complicada de entender. Outro grande fator é o custo majoritariamente reduzido em relação aos equivalentes presenciais.

E o mais importante: dá para assistir no horário que quiser. Em uma época onde o tempo é tão valioso e ninguém tem o suficiente, poder encaixar a aula na agenda, e não o contrário, é uma vantagem e tanto.

Essa inclinação a adaptar as coisas para o nosso dia a dia é, inclusive, uma macrotendência que se vê em muitos outros âmbitos. Como, por exemplo, com o fato de que podemos assistir à Netflix quando quisermos ao invés de ficar esperando o filme passar no canal de TV. Ou a adaptação de eventos que antes eram presenciais e se tornaram online e disponíveis a qualquer momento. É o caso do Condomínio em Foco Digital, que traz, toda semana, um novo conteúdo para síndicos no canal da Crédito Real no YouTube.

Tudo isso trouxe muitas reflexões sobre o impacto da pandemia quanto a esse tema, mas não só isso: quem sabe a popularização de aulas, cursos e formações online não abre portas pra tanta gente que não teria oportunidade de outra forma?

Há muito o que pensar sobre o assunto. Conseguimos, no entanto, dar mais destaque ao tema devido à necessidade. O ensino online talvez nunca substitua o contato social e a troca que o ensino presencial proporciona – não sabemos –, mas o fato é que veio para agregar e trazer uma nova opção e reflexão capaz de mudar a vida de muita gente.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!