COVID-19

Máscaras de proteção: por que usar, cuidados e dicas de confecção

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas medidas de segurança vêm se tornando comuns na nossa rotina. Inegavelmente, uso de máscaras de proteção facial é uma delas. Segundo autoridades em saúde, as máscaras podem ser uma barreira mecânica para impedir a disseminação do vírus. Contudo, os demais cuidados como lavagem de mãos, distanciamento social e isolamento domiciliar devem continuar sendo seguidos.

Em algumas cidades, como Porto Alegre, o uso de máscaras é obrigatório dentro do transporte coletivo. Eventualmente, não é incomum encontrar avisos em alguns estabelecimentos exigindo o uso de máscaras para circular no local.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas passem a confeccionar máscaras caseiras, sobretudo para deixar as máscaras cirúrgicas disponíveis para os profissionais da saúde, que estão mais expostos ao risco de contaminação.

Confeccionando a sua máscara

– A máscara pode ser confeccionada a partir do desmanche de alguma peça de roupa, como camiseta velha, cortina, etc. Dessa forma, os tecidos mais recomendado são o algodão e a malha;

– A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

– Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

– A máscara deve ser usada até ficar úmida ou no máximo até 2h, ou seja, depois de um período ela precisa ser trocada;

Cuidados com a máscara

As máscaras são de uso individual, portanto cada pessoa deve ter a sua. Use-a sempre que precisar sair de casa, e ao retornar, lave sua máscara com água e sabão ou com água sanitária, podendo deixá-la de molho por até 30 minutos.

Pelos cuidados de higiene e também pelo tempo máximo de uso, é recomendado ter mais de uma máscara para poder efetuar a troca durante o dia.

É importante que todos tomem os devidos cuidados para, juntos, superarmos esse momento. Conte com a parceria da Crédito Real e acompanhe conteúdos atualizados sobre a COVID-19 no nosso blog.

Tags

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo