
Está com sintomas da COVID-19? Veja o que fazer
Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsApp
Está com tosse, febre e mal-estar? Esses são alguns dos sintomas da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus e que está resultando em uma pandemia mundial. Se você suspeita ter adquirido o vírus, saiba como agir para a sua segurança e para a segurança de outras pessoas.
Verifique seus sintomas
Segundo dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados pelo portal UOL, alguns sintomas podem ser mais recorrentes em relação a outros. Confira na lista abaixo os sintomas e a porcentagem de recorrência nos pacientes analisados:
– Febre: 88%
– Tosse seca: 68%
– Fadiga: 38%
– Tosse com catarro espesso: 33%
– Falta de ar: 19%
– Dor articular: 15%
– Dor de cabeça: 14%
– Arrepios: 11%
– Náusea ou vômito: 5%
– Nariz entupido: 5%
– Diarreia: 4%
– Tosse com sangue: 1%
– Olhos inchados: 1%
Como procurar ajuda
Segundo orientação do Ministério da Saúde, os casos são classificados a partir da apresentação dos sintomas e análise de outros dados, como viagem nos últimos 14 dias para o exterior ou em território nacional com casos confirmados; contato com pessoas suspeitas de contaminação ou com contaminação confirmada; e casos confirmados por exame laboratorial ou diagnóstico clínico-epidemiológico.
Se você está com sintomas leves, como dor de cabeça e febre, procure uma clínica ou unidade de saúde mais próxima e notifique as vigilâncias locais da sua cidade ou do seu estado.
Se você estiver com sintomas mais graves, como falta de ar, e estiver dentro de um dos grupos de risco (idosos, doentes crônicos, hipertensos e fumantes), ligue para o número 0800 591 8899 (central do Ministério da Saúde) para receber um atendimento pré-clínico e procure um hospital com urgência.
O Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolveu o aplicativo “Coronavírus – SUS”, no qual é possível realizar uma autoavaliação de acordo com sintomas apresentados. Nele, você também poderá acompanhar as mais recentes notícias sobre a pandemia no Brasil. O app está disponível tanto para iOS quanto para Android.
Lembramos que, caso você já esteja diagnosticado com o coronavírus, ou esteja com suspeita, as medidas de higiene e o isolamento domiciliar devem ser mantidos para evitar que o vírus se espalhe. Acompanhe no blog da Crédito Real orientações e informações sobre a COVID-19 e conte com a nossa parceria para superar esse momento.
Tags
Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsApp