O que fazer quando há um condômino infectado? COVID-19

O que fazer quando há um condômino infectado?

Com o avanço da pandemia causada pela doença COVID-19, cada vez mais casos têm surgido. Mesmo tomando todos os cuidados necessários, precisamos estar preparados para saber o que fazer em casos de contaminação próximos do nosso convívio.

Isso se torna ainda mais relevante para pessoas que moram em condomínios e, por isso, acabam compartilhando espaços comuns. Mas, o que fazer quando há um condômino infectado?

Com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o condômino infectado ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus deve permanecer em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias, e seguir as recomendações de higiene.

Áreas comuns do condomínio

Mas como o isolamento se aplica nos casos de uso das áreas comuns do condomínio, como hall de entrada, escadas e elevadores?

O condômino que teve contato direto ou indireto com qualquer pessoa infectada pelo vírus, que está com sintomas, ou que está com suspeita da doença, deve restringir ao máximo o uso das áreas comuns.

É dever do condômino não fazer uso da edificação de modo a prejudicar a segurança dos demais moradores, segundo art. 1.336, parágrafo IV, do Código Civil: “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”.

Reforçar medidas de prevenção da COVID-19

Também é preciso reforçar ainda mais as medidas de higiene e segurança adotadas pelo condomínio, como disponibilização de álcool em gel com teor de 70% nos espaços comuns, limpeza constante de superfícies e ambientes com produtos desinfetantes, e utilização de máscara para funcionários e para os moradores que desejarem fazer uso.

Para que a pandemia seja controlada, todos nós precisamos agir juntos, pensando no bem de todas as pessoas. O mesmo vale para o bem-estar nos condomínios. Entre em contato com a Crédito Real para dúvidas e informações, estamos com equipes à disposição para atender você.

Fonte: portal UOL

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo