
Saiba tudo sobre pets em condomínios
Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsApp
Você é apaixonado por animais e não abre mão de ter um pet em casa? O último Condomínio em Foco abordou a convivência com animais em condomínios. Se você não conseguiu comparecer ao evento, confira nossa conversa sobre o tema com Ariane Padilha, síndica profissional, psicóloga e consultora de condomínios.
CR – Existe alguma norma que regularize a presença dos animais em condomínios?
Ariane – Hoje há uma jurisprudência a favor da presença de animais nos condomínios, mas não há uma norma específica. São as convenções de condomínio que regem e regulam a convivência com os animais. Elas criam um regimento interno que vai determinar as normas de convivência nos espaços comuns (uso de guias, determinação de lugares para fazer necessidades, etc.).
CR – Qual a responsabilidade do síndico sobre a convivência com os pets?
Ariane – No momento em que existem regras definidas pelo condomínio, o síndico entra com a responsabilidade sobre fiscalização dessas regras, para que elas sejam cumpridas. O condomínio inteiro vai discutir as regras, e o síndico vai ser o fiscalizador dessas normas de convivência com os pets.
CR – E quais as responsabilidades do tutor do animal?
Ariane – O tutor do animal é totalmente responsável por ele. O tutor tem que estar constantemente atento às necessidades do pet e aos sinais que ele possa dar em relação a um desconforto. Se surgir algum problema que ameace a permanência do animal no condomínio, a solução deve ser pensada pelo tutor e ele deve contar com a ajuda do síndico para o que precisar.
CR – É importante que os condomínios tenham espaços de convivência especiais para pets?
Ariane – Sim, acho bem interessante e importante ter um espaço especial para os pets, porque hoje poucos condomínios têm esse espaço e, muitas vezes, os animais acabam passando a maior parte do tempo sozinhos nos apartamentos, enquanto os donos trabalham. Isso pode gerar problemas e prejudicar o pet, existem muitos casos em que os animais fazem barulho e raspam a mobília quando ficam muito tempo sozinhos. É importante pensar em uma solução, e se há interessados, por que não planejar?
Se você é síndico ou é interessado por assuntos sobre condomínios, acompanhe nossas redes e se inscreva para as próximas edições do Condomínio em Foco, evento que ocorre todos os meses.
Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsApp