foto de três profissionais síndicos parceiros da Crédito Real Condomínio

Os desafios e o prazer de ser síndico

Hoje é o dia daquele parceiro que ajuda a coordenar e a melhorar a vida no condomínio: o síndico. E para entender um pouco melhor o que é ser síndico, conversamos com três profissionais parceiros da Crédito Real.

CR – O que levou você a ser síndico(a)?

Ariane Carvalho Padilha – “Sempre tive uma vocação para gerenciamento e também foi uma herança, meu pai a vida inteira foi síndico. A vontade de transformar, de trazer resultados, de ver as coisas acontecendo certamente também foi um motivo. ”

Rodrigo Lay Pedroso Rosa – “Eu ingressei no mercado de síndico profissional em 2019, movido pelo desafio pessoal de ter a minha empresa própria, além disso, a movimentação do mercado em torno da necessidade dos condomínios terem alguém capacitado para fazer a gestão me levou pra esse caminho. ”

Jose Claudio Lemos Pinho – “Eu moro há alguns anos no mesmo prédio, e a gente sentiu a dificuldade de encontrar parceiros que queiram abraçar a causa no condomínio. Fui convidado pelo síndico antecessor para assumir a função. Outra motivação foi querer o melhor para o meu condomínio.”

CR – Qual o maior desafio que você já enfrentou na sua carreira enquanto síndico(a)?

Ariane Carvalho Padilha – “O meu maior desafio foi conduzir a reforma de uma fachada, que é uma obra grande, onde transtornos e intercorrências ocorrem o tempo todo. O prédio já tinha histórico de ter problemas com outras empresas prestadoras de serviços, o que inviabilizou a obra em outros momentos. Eu, através da minha habilidade e do meu conhecimento, consegui conduzir para que essa obra fosse concluída. Foram sete meses de muito estresse, onde tive que gerenciar ações com a empresa e o relacionamento com os condôminos. Foi uma grande realização saber que aquilo era extremamente importante para o condomínio.”

Rodrigo Lay Pedroso Rosa – “O maior desafio que eu percebo é na questão da gestão de pessoas. Lidar com o ser humano e com os mais diversos sentimentos dentro de um condomínio, tendo que administrar interesses individuais e diversos já é difícil. É mais desafiador ainda lidar com isso em meio à gestão administrativa do condomínio. A gente não pode nunca descuidar nem de um e nem de outro.”

Jose Claudio Lemos Pinho – “O maior desafio é o relacionamento entre os moradores, porque, muitas vezes, o interesse entre grupos é diferente. É importante ter um bom relacionamento com todos os grupos para que não existam preferências.”

CR – O que é mais gratificante da função de ser síndico?

Ariane Carvalho Padilha – “É o resultado do teu trabalho. É extremamente gratificante ver algo que se transformou, uma melhoria que tu proporcionaste. O resultado impacta na qualidade de vida e bem-estar das pessoas que vivem em condomínio.”

Rodrigo Lay Pedroso Rosa – “O reconhecimento do bom trabalho é uma ferramenta motivadora no dia a dia. E é perceptível quando a gente é reeleito em uma assembleia do condomínio. É o reconhecimento de que você está no caminho certo. Isso é o fator gratificante na jornada de síndico profissional. ”

Jose Claudio Lemos Pinho – “O mais gratificante é quando a gente recebe um elogio em relação às decisões que tomamos. A gratidão é o melhor retorno.”

CR – O que você diria para um síndico que está começando?

Ariane Carvalho Padilha – “Eu diria que o ideal é buscar um conhecimento muito diversificado. É uma área extremamente multidisciplinar, porque se trabalha com legislação, engenharia e gestão. Também é fundamental ter paciência, resiliência, ter muita habilidade de relacionamento. ”

Rodrigo Lay Pedroso Rosa – “Ter habilidade com pessoas é a principal ferramenta de trabalho funcional na área hoje, não adianta você dominar números, finanças, contabilidade, legislação e não saber lidar com o ser humano. Eu acho que isso é o básico para poder conduzir todas as soluções.”

Jose Claudio Lemos Pinho – “É preciso trabalhar sempre em busca de um consenso, da união, sem ser muito radical ou criar inimizades. Buscar amizade, entendimento e acordo melhora o ambiente para os condôminos e para os administradores.”

A Crédito Real parabeniza todos os síndicos e síndicas, essenciais para a qualidade de vida em condomínio. Veja a entrevista completa também em vídeo:

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo