Blog Imóveis Crédito Real

Canoas: a Terra do Avião e do crescimento econômico

Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a cidade de Canoas é um dos principais polos industriais e educacionais do estado.

Saiba mais sobre a história e o desenvolvimento do município conhecido como a “Terra do Avião”.

A história de Canoas

Os primeiros habitantes da região foram os índios Tapes. Em 1725, o Rei de Portugal cedeu as terras a Francisco Pinto Bandeira e seus tropeiros, pois o conquistador havia solicitado a área que se estendia ao longo do rio Gravataí. 

No entanto, o registro do início do povoamento da cidade só se deu em 1871, quando houve a inauguração do primeiro trecho da ferrovia que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Neste momento, Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. 

Durante a construção dessa estrada de ferro, uma árvore foi aproveitada na antiga fazenda de Gravataí para construir embarcações. Dessa forma, o local passou a chamar-se Capão das Canoas. Finalmente, em 27 de junho de 1939, a cidade passou a ser denominada como Canoas.

Paixão por aviões

A cidade é conhecida nacionalmente como a “Terra do Avião”, em função da Base Aérea (ALA 3) e de praças que exibem aeronaves como monumentos. A Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima, são os exemplos mais conhecidos. 

A cada ano, no dia 12 de outubro, a ALA 3 realiza a Expoaer, que reúne milhares de visitantes. O objetivo do evento é mostrar ao público a atividade diária da Força Aérea Brasileira.

Comércio, indústria e educação

A indústria é parte muito importante no desenvolvimento da cidade. O parque industrial de Canoas, por exemplo, é um dos maiores e mais importantes do estado. Além disso, o município conta com um comércio diversificado, sendo sede de empresas nacionais e internacionais.

Também é possível afirmar que Canoas é uma cidade universitária, pois ela é o segundo maior polo de ensino do Rio Grande do Sul. As universidades mais conhecidas do município são a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a UniRitter, a Universidade La Salle (Unilasalle) e os Institutos Federais (IFRS).

Principais pontos turísticos da cidade

Nos finais de semana, as atividades mais procuradas na cidade costumam ser os centros comerciais, como o ParkShopping Canoas, que possui a maior pista de patinação do Brasil, e o Canoas Shopping, além das 113 praças espalhadas pela área urbana. Também valem destaque os parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, que costumam ser pontos de encontro entre famílias e amigos.

Além disso, é no Getúlio Vargas que está instalado o Zoo Canoas, referência na região no que diz respeito à educação ambiental e recuperação de espécies da fauna silvestre nativa. Já a Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, também é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza.

Outro ponto turístico a ser destacado é o prédio histórico da Antiga Estação de Trem, que atualmente serve como fundação cultural.

Curiosidades sobre Canoas

  • Quem nasce em Canoas é chamado de Canoense;
  • A cidade é o segundo município mais populoso da Região Metropolitana, e o quarto mais populoso do estado;
  • Canoas é sede da AGTB (Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos).

Uma das cidades mais desenvolvidas do estado, Canoas é um ótimo endereço para morar na Região Metropolitana da capital gaúcha.

E se você quer comprar ou alugar um imóvel em Canoas, com agilidade, praticidade e experiência, fale com a CR. Acesse o site ou visite uma de nossas agências na cidade e encontre seu imóvel.

Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!