Cachoeira do Sul Franquias

Cachoeira do Sul: a Princesa do Jacuí

Conheça a história e curiosidades sobre Cachoeira do Sul, um dos quatorze municípios farroupilhas.

Cachoeira do Sul, quinto município fundado no Rio Grande do Sul, é repleto de belezas naturais. Saiba mais sobre a história e conheça curiosidades sobre a cidade chamada de “Princesa do Jacuí”:

O passado de Cachoeira do Sul

Localizada no centro do Estado, à margem esquerda do rio Jacuí, Cachoeira do Sul possui uma terra fértil e propensa à agricultura e à pecuária. A partir de 1750, a região foi ocupada por soldados portugueses que receberam o espaço do governo de Portugal. Logo em seguida, chegaram os açorianos que ajudaram a povoar a área.

No entanto, o primeiro nome da cidade veio somente em 1769, quando índios guaranis catequizados foram aldeados para fornecer mão de obra para a nova povoação: Capela de São Nicolau.

A partir de 1875, começa a imigração alemã e posteriormente a italiana. Além disso, árabes, africanos, japoneses, judeus e palestinos também migraram para a região. 

A instalação do município ocorreu em 5 de agosto de 1820, com a adoção do nome de Vila Nova de São João da Cachoeira, sendo esta a data escolhida para comemoração do aniversário do município.

Em 15 de dezembro de 1859, o município foi elevado à categoria de Cidade, recebendo a denominação de Cachoeira. Enfim, em 1944, foi adotado o nome definitivo de Cachoeira do Sul.

A Capital Nacional do Arroz

A cidade possui o título de “Capital Nacional do Arroz”, pois é um dos municípios que mais produz arroz no Brasil. Dessa forma, Cachoeira do Sul é a sede da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo.  

Principais pontos turísticos de Cachoeira do Sul

O principal cartão postal da cidade é a Ponte do Fandango, inaugurada em 1961 para facilitar o acesso da cidade a Porto Alegre, sendo a primeira ponte-barragem do Brasil. Além disso, Cachoeira do Sul conta com diversos pontos turísticos históricos, como o Château d’Eau, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Câmara dos Vereadores, o Museu Municipal e a Casa da Aldeia, o prédio mais antigo do município. Ainda mais, a cidade possui diversas praças e parques, incluindo o Jardim Botânico e Zoológico Municipal.

Curiosidades do município

– Cachoeira do Sul fica a 196 km de distância de Porto Alegre;

–  A cidade é berço de homens ilustres da história, como Ramiro Barcelos, João Neves da Fontoura e Aparício Borges;

– A Semana de Cachoeira ocorre entre 8 de dezembro, dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição, e 15 de dezembro, data da elevação à cidade.

Em suma, o município possui uma grande diversidade cultural, além de um histórico agrícola muito importante. Acima de tudo, a cidade é um polo turístico e econômico do Rio Grande do Sul, caracterizado por seu povo hospitaleiro e trabalhador.

Quer alugar ou comprar um imóvel na cidade? Acesse o nosso site ou visite a nossa agência em Cachoeira do Sul:
Av Presidente Vargas, 1566 – Centro 
(51) 9 9876-9530
(51) 3530-2955

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo