Bento Gonçalves Franquias

Bento Gonçalves: (muito) vinho, romantismo e hospitalidade

Conhecida como a Capital Nacional da Uva e do Vinho, Bento Gonçalves é uma cidade encantadora, com povo hospitaleiro e repleta de belezas naturais.

Localizada na Serra Gaúcha, na Região da Uva e do Vinho, Bento Gonçalves possui uma reputação romântica, com belos vinhedos e paisagens propícias para esportes. Saiba mais sobre a cidade:

Um pouco da história de Bento Gonçalves

A trajetória do município começa a ser formada em 1870, com a criação da Colônia Dona Isabel. Naquela época, o escambo era a forma de economia, por isso, a colônia sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso. 

Em 1876, o Presidente José Antônio de Azevedo Castro anunciava a existência de 348 lotes demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. No entanto, o início do povoamento só aconteceu em 1881, quando surgiu a primeira estrada de rodagem ligando a Colônia Dona Isabel a São João de Montenegro (hoje Montenegro). 

Bento Gonçalves finalmente recebeu seu nome em 1980, em um ato assinado por Cândido Costa. Assim, o nome escolhido foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha. 

Atualmente, a cidade é um polo moveleiro e vitivinícola conhecido nacional e internacionalmente. Dessa forma, ao chegar em Bento, os visitantes se deparam com um pórtico de 17 metros de altura em formato de pipa (barril de vinho), que é considerado o cartão de visita da cidade. 

Principais pontos turísticos

É impossível não associar a cidade ao Vale dos Vinhedos, onde estão localizadas vinícolas de grande produção e de renome, como a Miolo e a Casa Valduga, além de diversas vinícolas menores e de produção familiar. Ainda mais, o Trem Maria Fumaça, uma das maiores atrações da Serra Gaúcha, percorre 23 quilômetros de um roteiro totalmente imerso na cultura italiana.

Além disso, quando se trata de história, o município conta com diversas atrações que encantam os olhos, como os Caminhos de Pedra, rota turística no interior de Bento Gonçalves, e a Igreja São Bento, uma construção em formato de barril de vinho em homenagem aos imigrantes italianos. Ademais, a região também conta com espaços para a prática de esportes radicais, como a Ponte Ernesto Dornelles, a maior do mundo em arcos paralelos, e o Parque de Aventuras Gasper.

Curiosidades sobre a cidade

– Quem nasce em Bento Gonçalves é bento-gonçalvense;

Clube Esportivo Bento Gonçalves, também conhecido como Esportivo, é o time de futebol da cidade;

– Possui em torno de 100 mil habitantes;

– Se destaca como o principal polo moveleiro do país, pois a Movelsul, sediada na cidade desde 1977, é a feira de móveis mais importante da América Latina.

Em resumo, essa é a cidade de Bento Gonçalves, fundada sob uma grande influência da colonização italiana, terra do vinho e de um povo muito hospitaleiro, que busca sempre valorizar as tradições e cultura locais. Não é difícil encontrar alguém que seja apaixonado pela cidade, pois Bento é um recanto de belezas e história.

QUER COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL NA CIDADE? ACESSE O NOSSO SITE OU VISITE A NOSSA AGÊNCIA EM BENTO GONÇALVES:

R. Olavo Bilac, 280 / Sala 03 – Cidade Alta

(54) 3452-5856

(54) 9 9658-0262

Veja também essas matérias

Veja mais postagens

Imóveis Crédito Real

Central de atendimento: 51 3214.1414

Siga a Crédito Real YouTubeInstagram

Baixe nosso aplicativo