Conheça o histórico e curiosidades sobre Caxias do Sul, a cidade mais desenvolvida da Serra Gaúcha, e palco da Festa da Uva.
Conhecida principalmente por fazer parte da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é uma das cidades mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre a história do município e descubra porque Caxias, como é carinhosamente chamada, é um local incrível para morar ou visitar.
Um breve histórico de Caxias do Sul
Caxias do Sul era originalmente chamada de Campo dos Bugres, pois a região era ocupada por índios e eventualmente percorrida por tropeiros. Com a chegada dos imigrantes italianos em 1876, o local passou a ser um centro agrícola da Serra Gaúcha.
Em 1890, o município emancipou-se de São Sebastião do Caí e sua denominação atual veio com um decreto em 1944. O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias.
Infraestrutura e desenvolvimento
Atualmente, a cidade é a segunda maior do Estado em termos de desenvolvimento. Em função do grande número de empresas do ramo instaladas em Caxias, o município é considerado o maior polo metalmecânico do RS e um dos maiores do Brasil.
Quando se trata de educação, Caxias do Sul também é referência. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma das instituições mais bem conceituadas e procuradas no Estado. Ainda mais, o município conta com ótimas opções de escolas públicas e particulares.
Além de ser uma cidade bastante arborizada, Caxias também conta com shoppings, centros comerciais e opções de lazer para todas as idades.
A Festa da Uva
Caxias do Sul é nacionalmente conhecida pela Festa da Uva, evento que reúne milhares de pessoas a cada dois anos. A primeira Festa da Uva aconteceu em 1931, com a proposta de promover a exposição de uvas e a troca de experiências entre produtores.
Entretanto, com o passar do tempo, o festival se tornou uma celebração da cultura dos imigrantes italianos. Dessa forma, os visitantes ficam imersos nas tradições, gastronomia e diversidade da região.
Curiosidades
– Quem nasce ou reside em Caxias é chamado de Caxiense;
– A cidade é a segunda maior do RS em população – segundo o IBGE, são mais de 500 mil habitantes;
– O primeiro trem chegou ao município em 1º de junho de 1910, ligando a região à capital. Nesse mesmo dia, Caxias do Sul foi elevada à categoria de cidade.
– Os principais times de futebol da cidade são o Caxias e o Juventude, que formam o clássico Ca-Ju.
– Em 2008, o município foi escolhido como a Capital Brasileira da Cultura daquele ano.
Principais pontos turísticos da cidade
Em função de estar localizada na Serra Gaúcha, a região é muito conhecida pelo turismo agrícola. No entanto, Caxias do Sul conta com diversos pontos turísticos históricos, naturais e urbanos.
Uma das principais atividades procuradas pelos visitantes são os passeios por vinícolas e castelos. Além disso, é possível visitar grutas, cânions e cachoeiras, como a Cascata do Véu de Noiva. Locais que criam uma paisagem natural incrível.
Na área urbana, você encontra museus, igrejas, parques – como o Parque dos Macaquinhos, o zoológico e o aquário da UCS, entre outras opções de lazer. A Igreja de São Pelegrino e o Monumento do Imigrante Italiano são exemplos de locais muito visitados pelos turistas.
Essa é Caxias do Sul, uma cidade que valoriza seu passado, simbolizado pela cultura italiana, mas que está sempre em desenvolvimento pensando no futuro.
Gostou do Post? Deixe seu comentário aqui!